Saúde e Beleza

Intercorrências cardiovasculares aumentam no inverno

Por Dr. Edcel Elias

Todos sabemos que nesses meses de outono e inverno o frio aqui na serra pode ser bem rigoroso. Mas o que precisamos ficar atentos é que essas baixas temperaturas podem trazer um aumento de até 30% nas intercorrências cardiológicas. O alerta é da American Heart Association (Associação Americana do Coração).

Para os idosos os perigos são ainda maiores. Nas doenças cardíacas, o frio pode agravar os sintomas da angina de peito, aumentar a tensão arterial e o risco de o idoso ter um acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico.




Pessoas que apresentam colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes e são tabagistas também são considerados um grupo de risco e ficam ainda mais vulneráveis durante o inverno.

As reações do organismo às baixas temperaturas sobrecarregam o sistema cardiovascular, que precisa trabalhar mais no frio para manter o equilíbrio térmico. Essas reações incluem constrição dos vasos sanguíneos, respiração superficial pela boca e aumento da frequência cardíaca.

As baixas temperaturas aumentam a pressão sanguínea, pois as artérias ficam mais estreitas no inverno, o organismo também está mais suscetível às doenças virais, que promovem uma demanda de esforço maior do corpo. Isso pode gerar o desequilíbrio do músculo cardíaco, promovendo quadros de insuficiência cardíaca, em que o principal sintoma é a falta de ar durante esforços.

    +LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade: vinho tinto faz bem à saúde?    

É preciso também cuidar dos hábitos alimentares no inverno, que se alteram nessa época, e manter a rotina de atividades físicas mesmo com baixas temperaturas. Geralmente, as pessoas optam por alimentos mais pesados no inverno, ricos em gordura, e diminuem a frequência das atividades físicas.

Essa combinação pode ocasionar descontrole dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, precipitando infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Previna-se fazendo acompanhamento com seu médico de confiança!

—————

Dr. Edcel Elias atende em seu consultório em Aldeia da Serra e é membro da equipe de Cardiologia do Hospital São Camilo. É médico pós graduado em Cardiologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. 

Deixe um comentário