Comunidade

Reforma em escola de Santana de Parnaíba dá mais autonomia à crianças especiais

Estimulando a solidariedade, o bem-estar e a inclusão de crianças com necessidades especiais, o Colégio Municipal Profª Benedita Odette de Morais Savoia em Santana de Parnaíba está passando por uma reforma para tornar a instituição mais acessível a alunos portadores de deficiências. A reforma, realizada com o apoio da Lock Engenharia, incluirá adaptações para garantir o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos estudantes com necessidades especiais.




O projeto piloto da Turma do Jiló, associação social sem fins lucrativos, tem o objetivo de contribuir para tornar ambientes de ensino mais acessíveis, com materiais adaptados e profissionais treinados e qualificados. As salas serão multifuncionais e sensoriais, com o intuito de proporcionar um modelo de ensino complementar ao método regular das escolas em um espaço acolhedor e favorável. 

Para a realização das atividades pedagógicas diferenciadas, estão sendo construídos recursos de acessibilidade com movimentos, cores, texturas e luzes capazes de produzir sensações que provocam estímulos ao cérebro, melhorando sua eficiência e funcionamento. Nos três espaços reformados – área do movimento físico, área dos jogos e estudo e área do relax e sensações – os alunos encontram jogos, brincadeiras e atividades sensoriais.

Com foco em eliminar as barreiras de um aluno com algum tipo de deficiência para garantir sua plena participação na sociedade, o projeto estimula a inteligência, criatividade e permite que os alunos aprendam melhor, desenvolvendo capacidades cognitivas, linguísticas, sociais e emocionais. “O Colégio Municipal de Santana de Parnaíba é o primeiro atendido pela Turma do Jiló. Este é um projeto pioneiro que foi abraçado por empresas parceiras e está se tornando realidade”, disse Carolina Videira, presidente da Turma do Jiló. 

“Ficamos empolgados em contribuir para a realização desta obra, pois sabemos que as instituições de ensino públicas devem dispor de espaços como esses. No entanto, infelizmente, esta não é a realidade em nosso país. Sentimos uma grande responsabilidade nesse projeto e todos os esforços foram direcionados para garantir total segurança dos estudantes, com um circuito elétrico independente para atender salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sem interferências de quedas de energia durante o período de aulas”, disse o co-CEO da Lock Engenharia, Daniel Gispert.

O Colégio Municipal Benedita Odette de Morais Savoia fica na Rua Espanha, 516, Jardim Sao Luis, Santana de Parnaíba.

Para mais informações sobre os projetos da Turma do Jiló ou para efetuar doações, acesse o site da instituição.

Deixe um comentário