Fala Leitor

Qual o significado dos sonhos?

Por Dra. Jussara Batista Mendes

Sonhar é da natureza do humano, é a criação mais espontânea da pessoa, ocorre independente da vontade, desejo ou da escolha deliberada. É um fenômeno que ocorre todas as noites, que envolve nosso corpo, emoções, sensações e nossas percepções.

Na natureza tudo tem um propósito, nada ocorre por acaso. Por que os sonhos não teriam?




Desde as mais antigas civilizações os sonhos foram largamente usados para os mais variados fins, e eram decodificados conforme as crenças e interesse dos povos. O homem moderno os considera como um evento comum e sem importância, até os desqualifica como bobos, bizarros e absurdos.

Mas por quê nosso mundo interno, nossa psiquê, usaria nossa fisiologia, nossas emoções e sensações todas as noites para um evento sem importância? A natureza não desperdiça energia.

Frente a um evento que ocorre toda vez que dormimos, nos envolve em fortes emoções, nos acelera o coração, inquieta nossa alma e com frequência se faz presente depois que despertamos, ficam as indagações:

O que são os Sonhos?

Eles têm um propósito?

Eles são premonitórios?

Para que servem os sonhos?

O Sonho é o diálogo interno mais legítimo de cada pessoa consigo mesma. É uma ponte entre o inconsciente e o consciente, por onde trafegam as mensagens em forma de imagens e metáforas das situações inacabadas das pessoas. O propósito dos sonhos é trazer à consciência determinadas tendências, prontidão, lacunas, sofrimentos ou cursos do psiquismo. Os sonhos algumas vezes podem ser premonitórios, mas unicamente para o sonhante.

Eles podem refletir estados de ser futuros que virão a existir de fato se determinada trilha de crescimento prosseguir. Eles podem extrapolar os dados do nosso passado e presente para um futuro exatamente como um computador é capaz de determinar a rota de um míssil.




Desde as primeiras reflexões filosóficas sobre a mente humana, os sonhos foram considerados importantes e incorporados como elementos constituintes e fenômeno integrante da psiquê humana. Com o surgimento da psicoterapia nos anos 30 do século passado, os sonhos foram considerados objeto de estudo e pesquisa científica e incorporados ao processo psicoterápico.

Hoje nas principais escolas psicoterápicas, o trabalho com os sonhos são uma importante ferramenta para o crescimento e o desenvolvimento dos pacientes. Para a Gestalt Terapia, o trabalho com os sonhos possibilita que a pessoa decodifique as mensagens existenciais nele contidas podendo integrá-las à experiência do viver e ampliar seu senso de diversidade e consciência.

Os sonhos são processos naturais de autorreflexão, crescimento e transformação psicológica. São mensagens existenciais que nos explicam quais são as situações no aqui e agora importantes, que ainda podem ter pontos cegos dos quais ainda não tenho consciência, ou situações inacabadas que são apresentadas para serem resolvidas.

As imagens dos sonhos demonstram estados mais antigos da existência que ainda estão ativos na nossa natureza, são estados de resolução ou mudanças. 

A psiquê acha-se num estado contínuo de Fluxo e Mudanças onde precisamos nos desvencilhar do velho para integrar o novo que perpetuamente jorra do mundo interior. É um processo contínuo de transformação onde precisamos aprender a fluir.

Através dos Sonhos você é insistentemente convidado por você mesmo, para este processo de mudança, crescimento e transformação.

Trabalhe seus sonhos com seu psicoterapeuta. Você pode aqui e agora, ser mais pleno e feliz!

________

Jussara Batista Mendes atende em seu consultório em Alphaville, é Gestalt Terapeuta e trabalha com Hipnoterapia Ericksoniana, Sonhos e Psicoterapia de Curta Duração. É Psicóloga e Psicoterapeuta pela PUC Goiás. Para entrar em contato, clique aqui.

Deixe um comentário