Saúde e Beleza

6 dicas para manter o pique e se exercitar no inverno

Manter o corpo saudável não é tarefa fácil: é preciso muita força de vontade e determinação tanto no quesito alimentação quanto na prática de exercícios físicos. E quando as temperaturas começam a baixar, até mesmo levantar da cama pode ser uma tarefa árdua. Como manter o pique para fazer atividades físicas nos dias frios e preguiçosos do inverno?




Marcio Lui, o personal trainer de nomes como Sabrina Sato e Adriane Galisteu, dá 6 dicas espertas para você manter seu treino no inverno. 

1) Evite temperaturas extremas

Não só as temperaturas frias são mais difíceis para o corpo, mas também podem afetar o seu treino, porque seus músculos tem uma tensão adicional. Assim, mesmo que você ame treinar ao ar livre, opte por se exercitar em casa ou na academia se as temperaturas cairem muito.

2) Use a roupa certa

Certifique-se de usar roupas projetadas para limitar a perda de calor e com mecanismos de baixa umidade. Evite tecidos como o algodão.

3) Aquecimento

Se a temperatura está fria, o aquecimento deverá levar mais tempo. Faça pequenas corridas ou caminhe antes de começar seu treino, para que músculos e tendões sejam fortalecidos adequadamente.

4) Beba água

Lembre-se que temperaturas baixas fazem com que a sensação de perda de líquidos seja menor, mais isto é só impressão. Deve-se ingerir ainda mais líquidos, já que o tempo seco aumenta o risco de desidratação.

5) Mantenha suas extremidades quentes

Quando está frio, seu fluxo sanguíneo é direcionado ao seu núcleo. Isso deixa as mãos e os pés mais vulneráveis. Por isso é importante usar luvas quando se exercita em temperaturas mais frias, e não se esqueça de meias térmicas.

6) Evite danos causados pelo sol

Só porque está frio lá fora não significa que você deve esquecer de aplicar protetor solar. Use óculos de sol para proteger a pele sensível ao redor dos olhos e aplique um protetor labial.

Agora se estiver muito frio e você ficar com preguiça até de sair de casa, o personal trainer dá ainda dica de dois tipos de treino para fazer em dias alternados, que vão ajudar a trabalhar todo o corpo. “Eles podem ser feitos em qualquer lugar e queimam muitas calorias, em média 300 por treino”, avisa Márcio. Coloque uma música animada e comece a treinar:

Treino 1: 2 a 3 vezes
15 flexões
50 polichinelos
40 Agachamentos
100 Abdominais
10 Burpees
1 minuto correndo forte no lugar
30 segundos escalador

Treino 2: 2 a 3 vezes
1 minuto correndo forte no lugar
50 Agachamentos
1 minuto correndo forte no lugar
15 flexões
1 minuto correndo forte no lugar
30 afundos
1 minuto correndo forte no lugar
30 segundos de prancha
1 minuto correndo forte no lugar
100 abdominais





Deixe um comentário