Viva Melhor

Madalena Marques: Menos abstração e mais realização!

Frequentemente nos processos de coaching* que conduzo fica evidente a falta de autoconhecimento. As respostas que obtenho quando pergunto sobre os sonhos de cada um são na maior parte das vezes genéricas, amplas, alguns não sabem o que responder.

Quando os sonhos são abstratos, fica difícil ter foco. Afinal, como fazer escolhas se nem sei o que quero? Que caminho percorrer se não sei aonde quero ir? Inconscientemente acabamos delegando ao acaso, ou ao destino, a responsabilidade por nosso futuro e nossa felicidade.

Muitas vezes não conseguimos pensar com clareza onde queremos chegar. E quando não conseguimos visualizar nosso sonho com clareza, fica remota a sua realização. Precisamos saber quem somos para definirmos o que queremos e para aonde ir.




Percebo em alguns a dificuldade em assumir os próprios sonhos. Como se um mecanismo de defesa fosse acionado, fazendo com que a pessoa sempre postergue ou não priorize o próprio sonho. Por medo, acomodação, receio de se expor e correr riscos, muitos preferem nem tentar. Também existe o medo da frustração por ter tentado e fracassado. Então, sem perceber jogam pela janela a beleza da vida, que está quase sempre no caminho percorrido para realizar um sonho.

Vejo pessoas famosas que imaginamos terem realizados seus sonhos, e que quando entrevistadas, falam que mais do que realizar o sonho, seja ele qual for, a beleza residiu no caminho que percorreram, nas pessoas que conheceram e nos tombos que levaram. Dizem que o caminho foi o grande barato e que logo após um sonho realizado, partiam em busca de identificar dentro de si mesmos outros sonhos, outras necessidades… Sempre percorrendo novos rumos.

+LEIA TAMBÉM: Madalena Marques: “Estamos Míopes?”

Precisamos criar imagens mentais do que desejamos. Caso contrário, nossos sonhos serão somente ideias vagando em nossas mentes, de forma desordenada, sem direção, trazendo somente sentimentos de frustração por não se realizar nada.

Não é raro nos deixarmos engolir pelo urgente, mas nem sempre o mais importante. A nossa rotina diária nos desvia a cada minuto do momento crucial para a realização dos nossos sonhos. Momento para olhar dentro de nós e compreender nossos verdadeiros desejos. Não nos damos conta, mas muitas vezes desejamos algo porque o outro desejou antes. Fazemos nossos, os desejos dos outros. A viagem interior deve ser feita, caso contrário nossa mente ficará bagunçada por pensamentos recorrentes de múltiplas tarefas, falsos sonhos e sonhos alheios que nos deixarão num grande vazio. Afinal, sonhar é viver, mas viver não é sonhar!

Temos o poder de interromper esse processo rumo à frustração. Podemos começar identificando um objetivo, algo que queremos realizar daqui a algum tempo. Não importa nesse momento onde você está e sim aonde quer chegar. Onde quer estar daqui a 5 anos? Pode parecer distante, mas pensar desta forma faz com que nos desapeguemos da nossa realidade liberando a nossa mente para pensar sem a influência de crenças limitantes. Aquelas crenças que só nos colocam pra baixo, sinalizando: isso não é pra mim! Seja qual for o sonho: aquele carro, casa, curso no exterior, promoção…

Vou propor um exercício:

Pense porque deseja algo, o que ganhará quando realizar esse desejo e, principalmente como se sentirá. Em seguida reflita no que você precisa fazer em 2 anos e meio para realizar o seu sonho em 5 anos. Estabeleça metas objetivas, realistas e mensuráveis. Ficará mais fácil se você conseguir responder às perguntas: O que? Por que? Como? Quando? Onde?

Ao conseguir responder essas questões, você terá uma imagem mais clara dos seus sonhos e ficará mais fácil realizar um ensaio mental dos caminhos e alternativas para realizá-los.

Quando não sabemos quais são nossos sonhos, acabamos sendo coadjuvantes de sonhos alheios e não atuamos como protagonistas em nossas vidas.

Assuma seus sonhos, pelo menos pra você mesmo. Não precisa publicar nas redes sociais, aliás, há quem acredite que não devemos alardear pra todo mundo o que queremos… Superstição à parte, não deixe que sua vida passe sem se dar o PRESENTE que é o caminho a percorrer em busca da realização de um sonho.

Ouço muito que sonhar não custa nada e eu digo, custa sim, pode custar o seu futuro. Só sonhar e não fazer nada vai custar o seu futuro.

Por isso, acredite verdadeiramente que você pode, merece e parta para a ação!

Nossos sonhos devem ter forma, cara, cor, cheiro e sabor!

Menos abstração e mais realização!

______

*Coaching: processo que objetiva aumentar o nível de resultados positivos de uma pessoa, times ou empresas através do uso de técnicas e ferramentas conduzidas por um profissional habilitado (o coach) em parceria com o cliente ou coachee.

LEIA MAIS:

Madalena Marques

Psicóloga, Coach e Consultora Organizacional com experiência de mais de 20 anos na área de RH nas empresas ICI-Brasil, Hewlett-Packard e Grupo PróRH. Colunista de Comportamento da Rede NGT-TV

Deixe um comentário